terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dica da Semana #6 – O Aprendizado de Pequena Árvore

O Aprendizado de Pequena ÁrvoreForrest Carter
Editora: Record
Ano de lançamento: EUA: 1976 – BRA: 2006
Título original: The Education of Little Tree
Número de páginas: 256

É quase impossível imaginar que a história de um indiozinho cherokee de 5 anos possa ser tão divertida e estar tão cheia de reflexões sobre a humanidade, quase sempre incluindo a natureza, como acontece em O Aprendizado de Pequena Árvore. A obra tem um quê de inocência – pelo fato de ser narrada em primeira pessoa pelo garotinho – que dá uma veracidade a mais ao texto, deixando-o mais agradável de ser lido.
Os ensinamentos de vida de Pequena Árvore começam quando ele perde seus pais e, por isso, vai morar com seus avós. Simples assim, mas a narrativa trata de uma história surpreendentemente tocante, capaz de surpreender até mesmo o mais seleto dos leitores. Verdades sobre a natureza e os animais, e como é a real vida de um índio cherokee – muito diferente de tudo o que muitos imaginam –, é mais ou menos sobre isso que o livro trata. Do preconceito sofrido pelo fato de serem índios a como é a vida nas montanhas, o que eles precisam fazer para sobreviver à Depressão dos anos 1930 e como funcionava o negócio de uísque naquela época – tudo tratado de um modo tão interativo que se torna cativante, convidando o leitor a fazer, temporariamente, parte dessa pequena história.
  Não há muito o que dizer sobre a obra, pois só lendo para saber do que realmente estou falando. À primeira vista, a história não parece grande coisa e não aparenta guardar grandes surpresas. E é isso mesmo – ela não guarda, mas não deixa de ser reflexiva e estar repleta de quotes que, sem dúvidas, merecem uma atenção especial. Isso sem mencionar Vovô, um idoso pra lá de divertido e que não é lá muito fã de palavras... resumindo: personagens cativantes e só elogios para as pequenas histórias contadas ao longo da obra, além de pequenos e raros poemas, aparentemente escritos pelo próprio autor.
Portanto, se tiver a oportunidade de lê-lo, não deixe passar. Compre-o ou, se preferir, procure-o em alguma biblioteca pública, talvez você tenha a mesma sorte que eu tive e possa conhecer um pouco mais sobre a vida de Pequena Árvore. Quem sabe assim você possa explorar, juntamente com ele, algumas montanhas americanas, oscilando em momentos de profunda alegria e sentimentos indefinidos, causados pelas palavras de Forrest Carter. Não deixe passar, pois trata-se de um livro que deveria ser lido por todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...