terça-feira, 7 de abril de 2015

Dica da Semana #8 – Diário de Uma Paixão

Diário de Uma PaixãoNicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: EUA: 1996 – BRA: 2011
Título original: The Notebook
Número de páginas: 208

“Uma história de amor simples e pequena, mas cativante”. Assim pode ser definido esse sucesso de Nicholas Sparks, um dos autores mais vendidos dos últimos anos. Não é mais novidade ver seus livros no topo da lista de “Mais Vendidos” do The New York Times. Nem se apaixonar enquanto lê suas histórias – nem que seja um sentimento passageiro por um dos seus personagens. Ou até mesmo pela história em si.
Nas poucas mais de 200 páginas do livro – na edição de bolso – conhecemos Noah, um homem apaixonado por poesia e que, diferentemente da maioria das pessoas, consegue ver a beleza das pequenas coisas. Não precisa de muito para ser feliz – apenas de Allie, sua ex-namorada do passado, a quem nunca esqueceu. E todas as lembranças do verão que os dois passaram juntos voltam à tona quando, inesperadamente, ela aparece em sua casa, sendo que há quase uma década os dois já não se viam ou mantinham alguma forma de contato.
A história oscila em vários momentos, mas, em geral, ela se passa entre as décadas de 1930 e 1940. Nesse período, Noah conta como se apaixonou pela Allie pela primeira vez e como enfrentou sua partida nos anos que se seguiram. Continuou vivendo, é claro, mas uma parte de si fora levada com a única mulher que ele realmente já amou na vida. E vê-la ali, na soleira de sua porta, é uma baita surpresa.
Allie está noiva de Lon, um requisitado advogado da cidade em que moram, mas isso não é motivo o suficiente para impedi-la de forjar uma viajem para a costa leste americana, tudo para reencontrar o seu amor do passado. Pelo fato de ser mais rica que o namorado, sua família a impediu de continuar com ele, mas isso não apagou completamente a paixão entre os dois. Agora, relembrando os momentos que já passaram juntos, ambos repensam sobre as escolhas que já fizeram na vida e do que precisarão abrir mão para ficarem juntos. Talvez não valha a pena, mas isso eles só saberão se tentarem. De qualquer modo, Allie está em dúvidas se ainda ama o mesmo homem de antes, mesmo já estando noiva de outro, e se vale a pena sacrificar a felicidade de algumas pessoas só por aquilo que quer.
Repleto de trechos de famosos poetas americanos e de cartas para lá de tocantes, Diário de Uma Paixão é um livro leve e pequeno, escrito para ser lido em uma noite e apreciado da melhor maneira possível. Não apenas para os apaixonados, mas também para aqueles que sonham em se apaixonar perdidamente por alguém e que, enquanto esse dia não chega, podem ser feliz vivendo um pouco da história de amor dos outros – partilhando com os personagens de momentos que você ainda vai ansiar por viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...