quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dica da Semana #4 – O Preço de Uma Lição

O Preço de Uma LiçãoFederico Devito, Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: BRA: 2011
Número de páginas: 368

Um personagem sem nome despeja nos leitores da obra suas maiores frustrações, conquistas, felicidades e desafios durante sua juventude. O conhecemos ainda na infância, quando, no colégio, após um pequeno mal-entendido, ele conhece duas garotas que nasceram no dia 21, bem como ele e seu melhor amigo. Por conta de algumas incompatibilidades os quatro não se dão muito bem no início, mas logo se tornam amigos. Acaba de surgir aí o Quarteto 21 (o nome se dá pelo fato de todos fazerem aniversário no dia 21, caso tenha restado alguma dúvida).
A partir daí o vemos crescer e tornar-se adolescente. A idade, é claro, traz novas experiências. Uma dessas novas experiências é o seu primeiro beijo e a sua primeira namorada. Ele também nos conta sobre suas relações posteriores e como se sente com as outras garotas, ainda à procura do amor verdadeiro. Nunca se apaixonou, mas isso não o impediu de, aos 15 anos, dizer “eu te amo” pela primeira vez. Arrependeu-se imediatamente, mas já estava feito. Ele não amava a garota. Não sabia o que era amar.
Seus relacionamentos sempre foram complicados e sem grandes expectativas para ele, até que se depara com Juliana e é amor à primeira vista. Agora, sim, ele está apaixonado, mas não sabe muito bem lidar com isso. Às vezes é difícil admitir para si mesmo, embora esteja de fato gostando dela.
No entanto, os problemas logo começam a surgir. Juliana mora em outra cidade e eles nem sempre podem se ver. Ela é cinco anos mais nova que ele, tem 15 anos, e a idade tornar-se um obstáculo no relacionamento dos dois. A família dela parece não gostar muito dele. Além do mais, os dois pretendem ir para universidades diferentes em cidades bem mais distantes. E suas ex-namoradas não estão felizes com seu novo relacionamento, estão dispostas a destruir a felicidade dos dois. De certa forma, eles próprios se autodestroem.
Mas o amor é capaz de superar qualquer barreira, não é isso o que dizem? Talvez os dois possam lutarem juntos para seguirem firme e forte com o namoro, enfrentando seus fantasmas interiores e os problemas que eles mesmos criam, muitas vezes sem nem se darem conta. O amor deles é imaturo, mas isso não quer dizer que vá ser assim para sempre. Eles podem mudar, pois essa é uma das consequências de se estar apaixonado: sofrer mudanças. Mesmo que às vezes queiramos permanecer os mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...