segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Maldição do Titã, de Rick Riordan

A Maldição do Titã (Percy Jackson e Os Olimpianos #3)Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: EUA: 2007 – BRA: 2009
Título original: The Titan’s Curse
Número de páginas: 336
Outros livros da série: O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; A Batalha do Labirinto; O Último Olimpiano

Aviso: esta resenha contém spoilers dos livros anteriores

Tyson é meio-irmão de Percy Jackson. O ciclope desajeitado envergonhava o herói no início, mas ele aprendeu a lidar com as diferenças entre os dois e todos os comentários feitos pelos outros membros do Acampamento Meio-Sangue. O que antes era motivo de vergonha acabou tornando-se motivo para orgulho: tudo porque o ciclope foi de fundamental importância no resgate do Velocino de Ouro, a única coisa capaz de reajustar a mágica que protege o acampamento. Tudo está bem novamente. O Acampamento está a salvo e mais uma missão foi cumprida. Percy e Clarissa estão até se tornando amigos...
Mas algo inesperado aconteceu. Ao retornar ao acampamento e restaurar as barreiras de proteção, nem Percy nem qualquer outro dos seus amigos esperava ver o que viam: Thalia, a filha de Zeus transformada em árvore, estava de volta à sua forma humana.
Tudo, claro, não passa de um plano de Cronos para garantir sua vitória. Uma filha a mais dos Três Grandes para o caso de as coisas não saírem como o planejado; e o aniversário de dezesseis anos de Thalia está cada vez mais próximo. Ela pode ser motivo de discórdia entre os deuses. Tudo pode acontecer agora. A profecia pode enfim se cumprir.
Meses de uma vida feliz e de treinamentos são interrompidos quando Grover envia um chamado para Percy, Annabeth e Thalia: dois novos meios-sangues foram encontrados. Ainda não se sabe de quem eles são filhos, mas estão correndo perigo. O vice-diretor do colégio interno onde vivem é o inimigo, mas ele tem dúvidas se Bianca e Nico são realmente filhos de deuses. O que acaba dando tempo para o trio chegar ao Maine e dar início a missão de resgate aos dois irmãos. Mas o tal vice-diretor está mais do que preparado para enfrentar pré-adolescentes pertinentes.
No entanto, esse não é nem de longe o maior problema dos nossos heróis. Cronos arquitetou mais um de seus planos maquiavélicos, sem dúvidas um dos piores – se não o pior – até agora. Um monstro, uma criatura mitológica, está à solta pelos Estados Unidos. Mas essa não é uma criatura comum: possui poder o suficiente para destruir o Olimpo. Na busca pelo monstro, Ártemis, deusa da Caça e única pessoa capaz de encontrá-lo, desaparece. Ela precisa ser encontrada. O mais rápido possível.
O solstício de inverno se aproxima. E, com ele, uma reunião dos deuses para decidir o que fazer com relação a tudo o que tem acontecido ultimamente. E a presença da deusa desaparecida é de fundamental importância; mas faltam apenas 7 dias para a noite mais longa do ano. A profecia do Oráculo não é animadora e tudo fica cada vez pior. Como procurar um monstro sendo que não sabe exatamente pelo que procurar? Ninguém faz a menor ideia de que monstro seja esse que pode destruir o Olimpo, muito menos como ele pode fazer isso. Sabem apenas que ele precisa ser encontrado.
As aventuras de Percy Jackson seguem à risca as do primeiro volume da série, O Ladrão de Raios, mas nenhuma se compara a elas. Novos conflitos, personagens, problemas, soluções, mas não deixo de ter a impressão de que a série vem declinando a cada novo volume. O Mar de Monstros não foi tão bom quanto seu antecessor, e agora ocorreu o mesmo com A Maldição do Titã. A série tem muito potencial e espero que muitas coisas a serem exploradas, mas é desanimador gostar cada vez menos dos livros do Rick Riordan.
Espero que A Batalha do Labirinto apresse tudo e vá direto ao ponto, sem muitas enrolações e pedras no caminho. Ainda tenho esperanças com esta série e não diria que esse volume seja exatamente ruim; ele só não é tão bom quanto comparado com os anteriores. E, como já é do feitio do autor, ele até consegue nos arrancar algumas risadas e fazer com que tudo tenha valido a pena, nem que seja nas últimas palavras escritas. Aliás, uma viagem como essa nunca é desperdício de tempo – sempre vale a pena ler um livro, mesmo que ele não seja exatamente o que você esperava que fosse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...