quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A Batalha do Labirinto, de Rick Riordan

A Batalha do Labirinto (Percy Jackson e Os Olimpianos #4)Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: EUA: 2008 – BRA: 2010
Título original: The Battle of the Labyrinth
Número de páginas: 392
Outros livros da série: O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; A Batalha do Labirinto; O Último Olimpiano

Aviso: esta resenha contém spoilers dos livros anteriores

Mais uma vez, tudo acabou bem. No último volume lido de Percy Jackson e Os Olimpianos, A Maldição do Titã, Percy e suas duas amigas – uma com jeito de algo a mais além de amiga... – completaram com sucesso a missão de resgate a Nico e Bianca Di Angelo. Quero dizer, com exceção do fato de Annabeth ter sido sequestra pelo vice-diretor maléfico, é claro. Mas, no fim das contas, com relação a ela, tudo deu realmente certo. A profecia do Oráculo se cumpriu, como sempre acontece, e ela voltou a salvo para o Acampamento. Mas alguém não teve a mesma sorte...
Infelizmente para os nossos heróis, Bianca Di Angelo, recém-iniciada como Caçadora de Ártemis, teve de dizer adeus a sua vida na terra. Depois de sua morte, acabou por se tornar estrela, como forma de ser lembrada por todos aqueles que já a conheceram. Deixou seu irmão mais novo, Nico, sozinho, o que o deixou extremamente chateado com todos – e principalmente com as injustiças da vida. Para ele, Percy é o responsável pela constelação da irmã. Ele que deveria ter morrido, não ela.
Mas a vida precisa continuar, e ela continuou. Finalmente descobriu-se a identidade da criatura capaz de destruir o Olimpo, o que surpreendeu a todos. O Ofiotauro... uma criatura tão doce? Por essa, ninguém esperava. Agora, ele está sob a proteção dos deuses, o que acaba sendo, também, uma forma de eles se protegerem. Uma via de mão dupla, eu diria.
Na atualidade, Percy está prestes a entrar para um novo colégio. Depois de tantas expulsões e transferências, o jovem garoto já se acostumou a enfrentar ambientes completamente novos, mas ele não esperava que, logo no primeiro dia de aula, daria de cara com um tipo até então desconhecido de monstros; as líderes de torcida populares não eram populares coisa nenhuma! Sedentas por comida – detalhe: semideuses – não hesitam em atacá-lo. Para escapar, Percy contará com a ajuda de alguém bastante... hum... especial.
A batalha final entre os deuses do Olimpo e Cronos se aproxima mais a cada dia. O clima fica tenso à medida que o tempo passa e os dias tornam-se noite, só para em seguida tornarem-se manhãs novamente. E o todo o clima de tensão piora quando descobertas a respeito de Nico Di Angelo, filho de Hades, são feitas. Ele está envolvido em algo extremamente perigoso e perturbador, que pode alterar as forças equilibradas entre o bem e o mal – seja lá em qual parte estejam incluídos os deuses. Além disso, o Acampamento Meio-Sangue torna-se vulnerável quando o exército de Luke descobre uma maneia de adentrar o lugar e espalhar o caos entre os chalés. E, sim, tudo pode ficar ainda pior: os meio-sangues simplesmente não são suficientes para combater o exército que se aproxima.
Agora, a única saída para todos diz respeito a aventura mais perigosa de Percy: o Labirinto de Dédalo. Ele e seus amigos terão de percorrer os corredores estreitos e escuros repletos de surpresas em busca de algo – só lendo para saber o quê – que possa deter o ataque. De alguma forma, o universo subterrâneo do Labirinto detém algo que pode impedi-lo. Mas, para isso, muitas batalhas terão de ser travadas. E eles antes precisam encontrar alguma forma de se orientarem no local, da mesma forma que ocorre na verdadeira lenda do labirinto. É incrível como Riordan conseguiu adaptar a mitologia grega para a contemporaneidade e, ainda assim, preservar detalhes importantes dos mitos reais.
A Batalha do Labirinto veio para reestabelecer o padrão de aventuras da série que, há algum tempo, estava perdido. Desde a busca de Percy pelo raio-mestre de Zeus, nenhuma viagem havia sido tão empolgante. O livro pode ser definido em apenas uma frase: um dos melhores da série, não me restam dúvidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...