segunda-feira, 28 de julho de 2014

Para Sempre, de Alyson Noël

Para Sempre (Os Imortais #1) Alyson Noël
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: EUA 2009 – BRA: 2009
Título original: Evermore
Número de páginas: 264
Outros livros da série: Para Sempre; Lua Azul; Terra de Sombras; Chama Negra Estrela da Noite; Infinito

Ever Bloom era o que toda adolescente de sua idade gostaria de ser: loira, alta, com olhos lindos e um “populômetro” lá em cima. De longe, era uma das garotas mais lindas do colégio, e era venerada pelo restante delas. Era, pois sua vida desmoronou completamente nos últimos meses.
Agora, as roupas descoladas deram lugar a moletons com capuz, saltos altos saíram de cena e vieram os tênis, saias foram trocadas por calças e seus cabelos foram cortados de uma maneira que a desvalorizava ainda mais. Mas Ever não ficou louca – bem, talvez um pouquinho – e tem um motivo para toda essa mudança brusca de visual; além do stress pós-traumático, também é uma forma de se defender de um mundo que apenas ela enxerga, de um mundo do qual ela nunca quis fazer parte, de um mundo onde tudo, absolutamente tudo, é possível.
Depois de um acidente de carro que matou toda a sua família, Ever passou a morar com a única parente próxima apta para cuidar dela. As mudanças – cidade, colégio, amigos etc. –, porém, não é a pior parte de sua vida nova. Ter de lidar com os pensamentos alheios, enxergar a aura das pessoas e poder saber toda a história de vida de alguém com apenas um toque se tornam seu maior pesadelo. Ela agora é capaz de tudo isso, e não suporta a si mesma por ser assim. Para ela, tudo não passa de um castigo por ter sido a responsável pela morte da família. Não se sabe de imediato por que, mas ela se considera responsável pelo acidente.
            Integrando o grupo dos excluídos, Ever vai levando a vida da melhor maneira que pode. O barulho de seus fones de ouvido acalma os pensamentos que ela ouve, e seus óculos escuros e capuz a escondem do resto do mundo e ajudam a diminuir as cores vibrantes que invadem sua visão. Mas quando vê Damen pela primeira vez, tudo parece diferente. Para começar, o garoto não tem aura. O que é estranho, pois, segundo os conhecimentos de Ever, apenas pessoas mortas não têm aura. Além disso, os seus pensamentos são inacessíveis. Não importa o quanto Ever tente ler sua mente, Damen é como uma barreira e a impede de usar os seus poderes mediúnicos com ele.
            E é isso que agrada Ever – além de toda a beleza do cara, é claro. Ficar em sua companhia a faz se sentir normal novamente. Sem poderes, ela volta a ser a garota que sempre fora antes do acidente...
            Mas Damen não está disposto a entregar os pontos. Ever tem certeza de que ele esconde um segredo – um segredo mortal. Não tem como alguém ser bom em tudo, ser lindo, não ter defeitos e, pior de tudo, não comer nada. Disposta a descobrir o que Damen tanto esconde, Ever contará com a ajuda de Riley, o fantasma de sua irmã mais nova que vaga pelos dois planos, indecisa entre qual deles escolher. Ela não quer partir para o outro lado e abandonar sua irmã, mas o tempo está acabando e escolhas precisam ser feitas.
            Antes que seja tarde demais.
            Sem grandes expectativas atendidas, Para Sempre não se destaca no cenário literário atual. Enredo nem um pouco inovador e personagens que deixam a desejar parecem ser regra no livro, que transborda eufemismo e não deixa transparecer a verdade que todo leitor procura em obras. Previsível, é uma leitura extremamente leve e infanto-juvenil; ao menos essa é a impressão que o livro passa. Os poucos pontos positivos do livro são completamente ofuscados pelos negativos. Algo para crianças.
            Não é inteiramente ruim, mas não chega a ser exatamente bom. Possui vários elementos místicos que chamam a atenção, mas, fora isso, não é tão atraente. Como já dito antes, é uma leitura bem jovial. Pré-adolescentes sem dúvidas gostarão, mas pessoas mais maduras talvez nem consigam chegar até o fim. Quase decepcionante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...