quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

O Ladrão de Raios (Percy Jackson e Os Olimpianos #1)Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: EUA: 2005 – BRA: 2008
Título original: The Lightning Thief
Número de páginas: 400
Outros livros da série: O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; A Batalha do Labirinto; O Último Olimpiano

Os deuses do Olimpo – isso mesmo, aqueles famosos da mitologia grega – agora vivem no Ocidente, mais precisamente nos Estados Unidos. Eles não estão desaparecidos nem deixaram de existir, é que apenas nós, seres humanos comuns, não conseguimos vê-los. Mas eles são reais e vivem entre nós, esteja certo disso. Mesmo que o chamem de louco por acreditar que eles possam existir, não dê a mínima; apenas quem acredita sabe da verdade. E a verdade é sempre melhor que a mentira inventada pela nossa própria ignorância. A mentira inventada para nossa própria segurança. A mentira que salva.
Tudo bem que pode ser perigoso saber de tudo o que realmente se passa, mas uma boa aventura é sempre uma aventura perigosa. Monstros podem vir atrás de você, sim, mas eles apenas tornam tudo mais divertido. Ou você vai dizer que não é bom embarcar em um mundo de fantasias e sonhos onde a realidade fica para trás? Deixar o planeta cruel e muitas vezes monótono em que vivemos para explorar o desconhecido? Uma aventura do tipo é sempre maravilhosa e a chave para ela se chama Percy Jackson e Os Olimpianos.
Percy não é o verdadeiro nome do protagonista – para descobrir qual é, apenas embarcando –, mas todos o conhecem assim. Seu melhor amigo, seu padrasto fedorento, sua mãe... Sua mãe. Ela é a responsável por mandá-lo para os internatos! Com apenas 12 anos, ele já esteve em seis deles. De todos, foi expulso. Cada um por motivos diferentes e acontecimentos suspeitos. Ele é realmente uma criança problemática: além da dislexia e do déficit de atenção que apresenta desde pequeno, ultimamente tem tido alucinações com personagens da mitologia grega. Eles parecem ter saído dos livros escolares. E parecem ter saído dos livros escolares para matá-lo.
Sua professora de álgebra, a Sra. Dodds, já está há um tempo de olho nele. Em uma excursão ao Metropolian Museum Of Art – ah, sim. Esqueci de falar: grande parte da história se passa em Nova York – ela acaba se revelando um desses monstros perversos e tenta transformá-lo em pó, o que acaba tendo o efeito inverso. Mas ninguém da Academia Yancy conhece uma professora chamada Sra. Dodds. Todos são unanimes em dizer que não existe ninguém com esse nome por lá, inclusive seu melhor amigo.
Após enfrentar a pior fase de tudo – aceitar que todas as suas alucinações são reais – ele acaba descobrindo uma pequena parte da verdade e vai parar no Acampamento Meio-Sangue, um lugar de treinamento para pessoas como ele: metade humano, metade deus – você não achou que eu fosse dizer pessoas psicóticas, achou? Há vários tipos de semideuses por lá, filhos dos mais variados olimpianos. Percy também é filho de um desses deuses, mas não faz ideia de qual. Seu pai o abandonou quando ele era pequeno. Tão pequeno que nem se lembra de já ter estado com ele algum dia.
            A vida no Acampamento segue divertida até que a notícia de que o raio-mestre, a arma mais poderosa de Zeus, foi roubada. Logo Percy é designado para sair para o mundo exterior para resgatá-lo, juntamente com dois dos seus amigos de lá. Mas as coisas não serão fáceis: há todo tipo de monstros lá fora e, agora que ele já sabe da verdade, pode enxergá-los sem nem um tipo de intervenção. Para conseguir cumprir a missão, Percy deve primeiro descobrir quem foi audacioso o bastante para roubar o raio do deus dos deuses. Além disso, terá de decifrar o enigma do Oráculo, enfrentar o seu pai até então desconhecido e resolver vários outros problemas que caíram sobre sua cabeça ultimamente.
            Responsabilidade de mais para um garoto, mas não responsabilidade de mais para um semideus. Dessa forma, Riordan conquista os leitores pela sua genialidade em conseguir trazer os deuses gregos para o século XXI, abrigando-os em uma das maiores e mais badaladas metrópoles do mundo, e pelos seus personagens versáteis capazes de sugar alguém para o mundo de fantasia, esquecendo-se, assim, da realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...