quinta-feira, 31 de julho de 2014

Divergente, de Veronica Roth

Divergente (Divergente #1) Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano de lançamento: EUA: 2011 – BRA: 2012
Título original: Divergent
Número de páginas: 504
Outros livros da trilogia: Divergente; Insurgente; Convergente

A sociedade não se divide mais como nos dias atuais. Não existe distinção entre negros e brancos, ricos e pobres, homens e mulheres. Agora, ela divide-se entre facções, onde todas essas coisas são deixadas de lado. Não importa mais se você tem ou não muito dinheiro, e sim qual é a sua facção. O grupo de pessoas com quem você vive. O grupo de pessoas que será de sua família assim que você decidir para qual delas entrar.
A decisão deve ser tomada aos 16 anos, em uma grande Cerimônia extremamente elaborada e reconhecida. Cinco facções, cada uma delas culpando algo pelos problemas da humanidade e seguindo uma ideologia cultuada por todos do grupo. A Franqueza valoriza a verdade, logo todos os membros da facção são verdadeiros e transparentes. A Erudição está sempre em uma busca incessante por conhecimento e seus membros são os mais espertos. A Amizade é onde estão os mais pacíficos, que acham que a violência é a culpada pelos problemas do mundo. A Audácia é audaciosa, claro, e reúne as pessoas corajosas e que estão dispostas a proteger a cidade. A Abnegação não aceita o egoísmo; os outros são prioridade. Os outros antes de si mesmo.
Beatrice Prior é da Abnegação, assim como sua família. Até participarem da Cerimônia e escolherem para qual facção entrar, os adolescentes vivem com seus pais na facção a qual eles pertencem. Mas ela já completou 16 anos e o dia da Cerimônia de Escolha está próximo. Ela precisa escolher: não é altruísta o bastante para ser uma abnegada, mas escolher outra facção e seguir seu próprio caminho é um sacrifício. Isso porque apenas pessoas da mesma facção podem manter contato. Escolher outra significará abandonar e trair sua família.
A sociedade está perfeita. Quase não há crimes e há anos não ocorre um assassinato em Chicago. Nos limites da cidade vivem os sem-facção: pessoas tratadas como lixo por não pertencerem a qualquer facção e não seguirem nenhum ideal. Os motivos para isso são vários, inclusive serem rejeitados pelo seu perfil não ser exatamente o que a facção demanda. E não há segundas chances. Uma vez expulso, é impossível tentar entrar em qualquer outro grupo. Terá de passar fome e frio e morar em abrigos improvisados até a morte. Morte que muitos deles procuram, aliás.
Todos consideram que a divisão da sociedade entre as facções foi a principal causa por tudo de bom o que acontece, mas nem todos pensam assim.
Algumas facções estão sempre em atrito. Os abnegados prezam o próximo, admiram ajudar os outros. Mas a Erudição quer conhecimento e conforto, e isso apenas para si mesmos. São gananciosos. Querem sempre mais. Para a Abnegação, eles são autoindulgentes. A sociedade perfeita não é tão perfeita como todos pensam. Existem problemas. Existem conflitos. Como sempre houve, e como talvez sempre haverá.
Beatrice terá de escolher. Nos dias que se seguem a sua escolha, ela muda seu nome e apaixona-se por um cara às vezes fascinante, às vezes hediondo. Perverso. Parece o bem e o mal ao mesmo tempo. Tudo o que tem de bom e tudo o que tem de ruim no mundo, misturados em uma pessoa só. Mas é irresistível. A paixão é lenta, mas avassaladora. Para Tris, é uma experiência completamente nova. Nunca teve afeto do tipo com ninguém.
Mas as coisas começam a esquentar. Esquentar de mais. Ela tem um segredo, algo que foi avisada que pode destruí-la. Deve guardá-lo de todos, nem mesmo sua família pode saber o que ela realmente é. No entanto, o segredo que pode destruí-la também pode salvá-la, desde que seja usado da maneira certa. Mas ela não pode confiar em ninguém.
Um plano macabro ameaça destruir a paz da sociedade. Todos os ideais pregados há décadas por uma sociedade considerada perfeita estão prestes a ruir. Os inimigos são espertos e detém das armas necessárias para conseguirem o que quiser. Escolhas. A vida é feita de escolhas. E Tris precisa escolher em quem confiar. Escolher em que acreditar. Escolher o que ela quer se tornar. A escolha errada pode destruí-la. A escolha certa pode transformá-la.
Recheado de cenas de ação e suspense, Divergente agrada pela sua brutalidade e capacidade de deixar o leitor sem fôlego. Revelações surpreendentes e conflitos eletrizantes estão sempre presentes na obra. Consequências inesperadas. Escolhas feitas. Clima ameaçador e adrenalina a todo instante. Não há como não gostar da genialidade da Veronica Roth e de toda a cidade futurística que ela criou. Facções. Qual a sua?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...